Moda sustentável e consumo consciente


Para produzir uma calça jeans são necessários mais de 5 mil litros de água, um recurso cada vez mais escasso. Por esse motivo, a sustentabilidade é um assunto discutido com frequência no mundo da moda. Isso porque é necessário encontrar o equilíbrio para manter as empresas vivas sem prejudicar a população com o esgotamento dos recursos naturais. Aproveitei que vamos iniciar um novo ano para propor essa reflexão e quem sabe uma mudança de comportamento, não é? Vamos lá!


Moda atual x Moda sustentável

A indústria da moda já entende a necessidade, mas ainda caminha a passos lentos. Não é para menos, será necessária uma verdadeira revolução em diversos processos de produção seculares. Mas é preciso lembrar que quanto mais tempo demorar, mais escassos vão se tornar os recursos.


E o consumidor tem um papel muito importante para fazer esse movimento acontecer. Isso porque atualmente o cliente tem acesso a informações que não tinham antes. Com isso, as exigências para aquisição de um produto são diferentes, eles buscam empresas que tenham valores similares aos seus.


Ou seja, o comportamento do consumidor é fundamental para apressar ou não esse movimento apoiando ou boicotando empresas. Exemplo disso são marcas como a Zara que já foi acusada de trabalho escravo e sofreu boicote, por exemplo.


Dicas para aderir a moda sustentável

Não é fácil para ninguém mudar de hábitos, mas temos que começar por algum lugar, não é? Pensando nisso resolvi trazer algumas dicas para quem pretende criar hábitos de consumo mais consciente. Confira:


1. Uma peça e muitas combinações: será necessário treinar o olhar para levar em consideração outras peças do seu guarda-roupas na hora de adquirir novas, por exemplo. Assim, você terá uma peça coringa que pode ser utilizada em diversas ocasiões sem se sentir repetitiva.

Tenho algumas dicas de opções de looks com a mesma peça no e-book de guarda-roupa compacto que você pode adquirir aqui e nesse artigo aqui.


2. Autoconhecimento: o autoconhecimento é essencial para saber o que realmente gostamos ou apenas compramos por impulso. Quando nos conhecemos melhor entendemos quais são nossas necessidades reais e deixamos de desperdiçar tempo, dinheiro e agora recursos naturais com o que não tem utilidade.


O autoconhecimento é uma das etapas do processo de Consultoria de Imagem, saiba um pouco mais nesse artigo aqui.


3. Upcycling: um processo de reutilização criativa que aproveita produtos usados, resíduos de produção, peças antigas e outros. São materiais aparentemente inúteis para a indústria, mas que podem ser reaproveitados com certo cuidado. Você pode começar pelas suas peças antigas mudando cortes, cores, usando aplicações e soltando a imaginação!


Consultoria de imagem X Moda sustentável

Assim como a indústria, nós consultoras precisamos nos adaptar ao universo de moda sustentável. Para isso vamos criar novos conceitos, estudar possibilidades, materiais, opções e muito mais. Confesso que vai ser um desafio interessante!


A consultoria não é um processo que requer necessariamente a aquisição de novas peças. Pelo contrário, a consultoria auxilia nas compras após a realização do processo. Aliás, isso é um mito! Nem sempre as clientes de consultoria precisam comprar durante o processo, apenas se quiserem auxílio.


E nesse caso, a consultoria e os novos conceitos serão levados em consideração. Isso porque a escolha consciente para uma moda sustentável irá nortear todo o processo de consultoria e novas escolhas.


A partir desse momento, ao consumir novos produtos você irá pensar desde o processo de produção ao descarte, entender mais sobre as marcas e fazer escolhas baseadas nos seus valores pessoais, se tornará mais exigente.


Por mais que a indústria ainda caminhe a passos curtos, cada um fazendo sua parte, vamos avançando juntos. Somos mais de 7 bilhões de pessoas no mundo e com certeza, nos unindo conseguiremos reverter as condições do planeta. Vamos começar?


Quer saber mais sobre o universo da moda sustentável, imagem pessoal e muito mais? Fique ligado no nosso blog, tem post toda quarta!