Você sabe o que é Coloração Pessoal?


Teste com tecidos para encontrar a  cartela de cores
Teste de Coloração Pessoal

A Coloração Pessoal é um assunto que ainda desperta muitas dúvidas. Isso acontece por que requer muito conhecimento teórico e prático, e os conteúdos disponíveis na internet podem ser um pouco confusos. Muitos deles te fazem pensar que o resultado final é só uma paleta de cores personalizada, mas vai muito além disso!


Isso porque a Coloração Pessoal tem o objetivo de conhecer o efeito das cores nas suas expressões para identificar quais cores são mais harmônicas para você no uso de roupas, acessórios, cor de cabelo e maquiagem. O processo é uma importante etapa utilizada pelos profissionais de Consultoria de Imagem para construir um resultado eficiente.


E foi pensando em esclarecer suas dúvidas sobre o tema de uma vez por todas que resolvi escrever esse guia completo sobre Coloração de Pessoal. Gostou? Então continue lendo!


Quais são os fundamentos da Coloração Pessoal?

A cor que você escolhe para suas roupas, acessórios e maquiagens reage com o tom da sua pele , cabelos (incluindo sobrancelhas) e olhos (incluindo a íris). Por isso, muitas pessoas não se sentem seguras para usar cores e optam por tons neutros em vez de optar por opções que valorizam seus traços.


Durante o processo de Coloração Pessoal são analisados detalhes importantes sobre esses pontos, são eles:

  • Temperatura da pele – Quente, frio ou neutro

  • Profundidade – Clara ou escura

  • Intensidade – Opaca ou brilhante

  • Contraste – Alto, médio ou baixo

A pigmentação é uma da serie de fatores responsável pela cor da nossa pele, essa característica é herdada geneticamente por isso constante, já a cor da pele facultativa, e alterada com os raios solares, é aquele bronze que pegamos no verão, que modifica superficialmente a cor da nossa pele , mas não altera o tom e o subtom responsável pela coloração pessoal. Por isso ao se bronzear sua cartela não muda.


Todo mundo sempre tem uma cor que quando usa se sente confiante e recebe mil elogios. Após o mapeamento da análise de Coloração Pessoal os resultados serão muito mais notáveis e impactantes!


Como funciona na prática?

O processo de Coloração Pessoal deve ser feito por um profissional especializado para que o resultado seja efetivo. O primeiro passo é avaliar a diferença de tonalidade entre as cores dos olhos, pelos e pele para entender o contraste – entenda o que é contraste nesse post aqui.


A partir daí iniciamos o processo sem maquiagem usando uma faixa no cabelo para isolar o rosto, luz natural e em frente ao espelho.


E então a mágica começa a acontecer quando são colocados tecidos específicos em várias cores na altura do pescoço para avaliar o efeito da cor no rosto. O resultado é surpreendente, cada cor que testamos na frente da pessoa o rosto se transforma: mais jovem, mais velha, mais cansada, com mais manchas, menos, marcas de expressão e muito mais. Após encontrar a cartela ideal de cores, um comparativo do efeito negativo e do efeito positivo da cor nas expressões.





Os efeitos da mágica na vida real

Depois de muitas experimentações os resultados vão surgindo. As cores e tons dos tecidos criam uma imagem harmônica e sua paleta de cores vai nascendo com mudanças impressionantes no visual. Há alguns métodos de coloração pessoal sendo tonal, sazonal, sazonal expandido e multifatorial e o personalizado que é o que eu aplico, combina o método sazonal expandido com analise comportamental para atendimento presencial e o multifatorial para coloração pessoal online. E para você entender que o resultado de uma Coloração Pessoal não é apenas uma paleta de cores, mas o impacto que elas vão causar em você, decidi apresentar alguns:



Quando você sabe que cores usar:

  • Você se sente confiante para combinar e usar cores

  • Você fica com um visual harmônico e equilibrado

  • Sua aparência fica mais saudável e jovem

  • Usa cores que nunca usou com segurança

Quando você não sabe que cor usar

  • Você acha que cor não é pra você

  • Sua pele tem aspecto diferente

  • Só usa cores neutras e tem medo de arriscar

  • Acha seu visual básico demais

Cores baseadas em estações

As cores das estações são baseadas na sua iluminação no verão o azul do céu é mais ameno e na primavera a luz é mais intensa por exemplo. E a Coloração Pessoal parte do mesmo princípio usando as estações como referência:

  • Verão: Cores suaves e claras

  • Inverno: Cores profundas e intensas

  • Primavera: cores alegres e luminosas

  • Outono: cores quentes e terrosas

Como você pode perceber, a Coloração Pessoal não é uma fórmula pronta, mas é possível ter algumas noções básicas relacionadas às estações. Exemplo:

  • Verão: olhos verdes, azuis e castanhos claros, cabelo loiro ou castanho claro.

  • Inverno: olhos azuis, verdes, e castanhos escuros, pele claríssima e cabelos escuros

  • Primavera: tons dourados, olhos claros, mel, castanhos cabelos loiros médio e claro

  • Outono: pele dourada, olhos escuros, para os amarronzados, cabelos mais escuros;

Posso fazer Coloração Pessoal Online?

Essa tem sido uma das dúvidas mais comuns nos últimos meses. Isso porque tem muitas pessoas que não encontram profissionais de confiança na sua região e também pela preocupação com distanciamento social. E para alegria das clientes a resposta é sim, é possível fazer Coloração Pessoal Online.

A análise é feita por meio de avaliação de questionários, aplicação de testes, videochamadas e outros recursos. É preciso saber que a analise de coloração pessoal online é feita em conjunto com o cliente e só é possível ser realizada por profissionais com vasta experiência no âmbito presencial e com o conhecimento de diversos métodos para oferecer ao cliente, a melhor ferramenta. Seja presencial ou online a coloração pessoal para mim só tem grande valor se a cliente consegue visualizar sozinha o impacto da cor nas suas expressões, é isso que eu faço além de identificar uma cartela cores , ofereço a liberdade de usar a cor sem ficar presa a regras.


E então, ainda tem alguma dúvida? Se a resposta for sim é só deixar aqui nos comentários que eu respondo!