top of page
  • Foto do escritorbiancascampini

Existe diferença entre a imagem pessoal e profissional?


Um bom profissional é composto por uma série de características. Entre elas estão valores pessoais como ética e honestidade, experiências, desempenho e outros. Mas é preciso ir além da parte prática para alçar voos mais altos e chegar mais longe na carreira. É preciso estar atento ao que a sua imagem transmite para os seus gestores ou colegas de trabalho. E é a partir daí que surge um questionamento frequente entre as minhas clientes: a imagem pessoal afeta a imagem profissional?


A construção


A primeira impressão é a que fica, certo? O que torna a imagem pessoal ou profissional tão importante. Por isso, um processo de construção de imagem requer muita observação e autoconhecimento. É importante analisar e compreender pontos-chave da personalidade e valores do indivíduo para compor uma imagem coerente. Entre os pontos que devem ser observados estão a postura, expressões, valores, propósitos, vestuário, cores e outros.


Com isso, é possível construir uma imagem coerente e confiante para transparecer os pontos altos e minimizar os pontos fracos. Assim é possível conquistar mais espaço, respeito, admiração e principalmente: oportunidades. E digo isso tanto na vida profissional quanto pessoal porque a imagem pessoal e a imagem profissional não têm diferenças entre si, elas se complementam o tempo todo.


A importância

A imagem que você transmite tem relação direta com as oportunidades que se apresentam na sua vida pessoal ou profissional. E é por isso que digo que elas não têm distinção, mas que contribuem uma com a outra a todo tempo. Sendo assim, existem habilidades e características que você pode desenvolver para tornar sua imagem ainda melhor. Mas os resultados virão em todos os âmbitos, o que é ainda mais motivador, não acha?


Como melhorar?

E para quem já identificou alguns pontos fracos e está pensando em melhorá-los aí vão algumas dicas importantes:

  • É preciso saber ouvir e aceitar o feedback das pessoas em relação a você, absorve-los e transformá-los de forma positiva.

  • As redes sociais são uma arma poderosa, seja contra ou a favor e dizem muito sobre você. Por isso, use-as com cautela.

  • Mantenha sempre a coerência entre seu discurso, postura e atitudes. Você está sendo observada o tempo todo!

  • A motivação é o que te move, então mantenha sempre ela em dia e o sorriso no rosto, isso muda tudo!

Ainda tem dúvidas? Deixe nos comentários que eu respondo :)

Se você gostou desse artigo, compartilhe!


46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page