4 dicas para um armário enxuto


Se você é daquelas pessoas que não pode passar por uma vitrine que já dá vontade de comprar, esse post é para você! Isso mesmo, hoje eu vou dar algumas dicas para que você possa fazer escolhas mais assertivas na hora das compras. Afinal, um armário cheio e pouco funcional não é bom para ninguém - principalmente para o bolso! Então confira algumas dicas para ter um armário enxuto e ainda economizar.

1. Paleta de cores

As cores são fundamentais para compor uma imagem pessoal positiva e coerente. Isso porque as cores têm o poder de ressaltar seus pontos fortes e disfarçar os fracos. Uma cor bem escolhida pode despertar a sensação de disposição, ânimo e reduzir o impacto de imperfeições na pele, por exemplo.

Enquanto isso, o uso de uma cor inadequada pode provocar a sensação de cansaço e evidenciar suas imperfeições. Por isso, a escolha da cor ideal contribui tanto na hora das compras de peças de roupa, acessórios e maquiagem.


Sendo assim, a primeira dica para ter um armário enxuto é seguir sua cartela de cores. Ainda não tem uma? Minha dica é a realização do teste de coloração pessoal, saiba um pouco mais sobre o processo aqui.

2. Peças coringas

Todo armário enxuto precisa contar com algumas opções de peças coringa. Imagina quantas combinações são possíveis com uma calça jeans ou com uma camiseta branca, por exemplo. É disso que estamos falando, opções que podem ser úteis quando combinadas com diferentes peças para qualquer ocasião.

Além dos tradicionais jeans e camiseta branca que mencionei acima, existe um universo de possibilidades, sabia? Entre elas estão a camiseta preta, os shorts ou saias jeans, jaquetas jeans também são uma ótima opção e por aí vai. Estamos na segunda dica e o pontapé inicial para um armário enxuto já foi dado, vamos continuar?

3. Possíveis composições

Quem tem um armário enxuto não pode se limitar, é preciso soltar a imaginação e criar. Para isso, é importante criar o hábito de criar as composições mentalmente no momento da compra. A partir daí você não irá mais comprar peças aleatórias que não combinam com nada, mas sim garantir apenas o essencial para suas composições.

Lembrando que para criar uma imagem pessoal interessante é preciso caprichar no look e para isso é preciso fugir do básico. Crie composições com tecidos diferentes, aplicações e cores! Use a criatividade para inventar seu visual perfeito e arrase!

4. Calçados assertivos

Você é daquelas que coleciona sapatos? Porque chegou a hora de mudar isso e ter um armário enxuto e assertivo. Claro, a primeira coisa que passa na cabeça é: por onde começar? Um passo de cada vez! Enquanto você aprender a mudar seus hábitos de compra, aos poucos vai se desfazendo das peças que não usar mais.

A coisa mais importante aqui é saber que os sapatos têm o poder de mudar o resultado final de um look. Isso porque eles podem causar uma aparência mais criativa como os tênis ou mais formais como as sandálias pretas ou nude, por exemplo.

Por isso, no momento da compra entenda para que tipo de ocasião você está planejando levar aquela peça. A partir desse primeiro questionamento você já vai entender a real necessidade de comprá-la ou não. Além disso, a dica das peças coringas vale para os calçados também. Mas atenção, não vale ficar com o armário lotado de sapato preto ou bege, tá?

Pela minha experiência com moda percebo que a necessidade de ter um armário enxuto é praticamente unânime entre as mulheres. Seja por questão de espaço ou pelo simples fato de ter muitas roupas e sentir como se não tivesse nenhuma boa na hora de vestir.

Não vou dizer que comigo não é diferente porque estaria mentindo. Mas eu não entro nessa conta pelo fato de ser uma profissional, ou seja, estou preparada para compras assertivas! E por perceber essa dificuldade com as minhas clientes, resolvi criar um e-book com 20 dicas para um armário enxuto. Você já conheceu 4, confira mais aqui.